O Javascript é uma linguagem de script que incorporado nos tag's Html, permite incrementar a apresentação e interactividade das páginas Web.
Javascript é então uma extensão do código Html das páginas Web. Os scripts, que se inserem nos tag's Html, podem ser comparados aos macros de uma formatação de texto.
Estes scripts vão ser gerados e executados pelo próprio browser sem fazer apelo aos recursos de um servidor. Estas instruções serão assim executadas directamente e sobretudo sem atrasos.
Javascript foi desenvolvido inicialmente pela Netscape e na altura intitulava-se LiveScript. Adoptado no fim do ano de 1995, pela firma Sun (que também desenvolveu o Java), ele tomou assim o seu nome actual Javascript.
Javascript não é próprio do browser Netscape. Microsoft também adoptou o Javascript desde do seu Internet Explorer 3. E melhorou significativamente no Explorer 4.
As versões do Javascript sucederam-se com as diferentes versões do Netscape: Javascript para Netscape 2, Javascript 1.1 para Netscape 3 e Javascript 1.2 para Netscape 4. Apesar de existir alguns problemas de compatibilidade, segundo o browser utilizado nas página que contém codificação Javascript.
O futuro do Javascript está entre as mãos dos dois grandes browsers da Web e em parte ligada a guerra entre a Microsoft e a Netscape. Podemos mesmo assim prever um futuro promissor a esta linguagem sobretudo pela sua independência em relação ao servidor.